Goste-se ou não, Luan Santana é uma das grandes revelações da música sertaneja nos últimos anos. Já vendeu milhões em CDs e DVDs, lota shows e tem cachês altíssimos. É um fenômeno da indústria musical sob todos os aspectos. Mas o fato é que o cantor chega aos 21 anos sob forte pressão da concorrência. Michel Teló, Gusttavo Lima e Paula Fernandes - todos também do segmento sertanejo - ultrapassaram Luan em alguns níveis. Teló, por exemplo, tem uma carreira internacional forte atualmente por conta do hit Ai se Eu te Pego.
Enquanto isso, o aniversariante do dia ainda não chega nem perto de atrair a atenção em outros continentes - embora tenha este desejo. Além disso, Gusttavo e Paula estão mais na "boca do povo" do que Luan atualmente. E não adianta dizer que todos eles são amigos, porque a concorrência existe, mesmo que de forma velada.
Isso tudo resulta em muita pressão na carreira do intérprete de Meteoro da Paixão. Luan está para lançar seu novo CD e dá para dizer que já houve mais expectativa em cima dele. A tiragem deste disco é menor do que a dos anteriores e há mesmo um certo pé atrás em relação a este lançamento. A primeira música de trabalho,Você de Mim não Sai, não pegou nas rádios. Teve um esquema de divulgação forte, inclusive com videoclipe superproduzido lembrando muito o estilo visual da Saga Crepúsculo e com o astro fazendo beicinho e cara de cachorro abandonado. Não deu certo, não virou hit e não consta das canções mais tocadas da atualidade. Enquanto isso vemos Michel Teló, Gusttavo Lima e Paula Fernandes nadando de braçadas. Tanto isso é verdade que as rádios já começam a divulgar Incondicional, outra música que estará no novo CD. Ainda é cedo para avaliar o desempenho desta faixa, mas ela também não consta das mais tocadas até o momento. Não são bons sinais.
É claro que o próximo disco do Luan deve vender bastante e ele continuará aparecendo em todos os cantos. Mas a questão é se será o bastante para um artista que já vendeu milhões de álbuns no passado recente. A gravadora espera fazer muito dinheiro ainda com o astro sertanejo, mas há o risco da superexposição. Será que Luan já não foi explorado demais a ponto de as pessoas se enjoarem dele? A história da música brasileira tem alguns casos clássicos de discos que tiveram boas vendagens mas que mesmo assim decepcionaram por não ser o esperado pela indústria. Abril está chegando e com ele vem a grande pressão da carreira de Luan. Vamos acompanhar.
Por: Odair Braz Junior - R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário