Luan Rafael Domingos Santana (Campo Grande-MS, 13 de março de 1991) é um cantor e compositor brasileiro de música sertaneja. Começou a cantar aos três anos de idade, na sua cidade natal, onde já chamava atenção de toda a família com os acordes afinados das músicas sertanejas. Percebendo seu talento, o pai deu-lhe de presente um violão, para incentivar ainda mais o ainda pequeno sucesso.
O cantor tem dois Discos de Platina pela ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Disco), pelos álbuns Luan Santana - Ao Vivo de formato CD e em DVD. Também já figurou entre os mais populares da internet logo a frente de cantores como 50 Cent, Coldplay, Britney Spears e Kesha na parada social 50 da Billboard.
Atualmente, Luan Santana tem um dos cachês mais caros do país, cobrando por apresentação cerca de 300 mil reais. Seu primeiro álbum ao vivo foi um dos mais vendidos durante todo o ano de 2010, vendendo mais de 400 mil cópias e continua entre os mais vendidos do Brasil. O álbum apresentava canções como "Tô de cara", "Meteoro", "Você não sabe o que é amor", "Sinais" e "Chocolate; além de "Vou voar", onde o cantor realmente sobrevoa o público através de uma corda de aço controlada pela sua equipe.
Seu segundo álbum ao vivo foi gravado em dezembro de 2010 no HSBC Arena no Rio de Janeiro-RJ e lançado em abril de 2011. O primeiro single apresentado antes mesmo da gravação do DVD, foi "Adrenalina", canção que atingiu a primeira posição na parada da Billboard Brasil em setembro de 2010. O segundo single foi "Química do amor" com a participação de Ivete Sangalo. O terceiro foi "Um beijo", e ainda em 2011 a música "Amar não é pecado" tornou-se a mais tocada em todas as rádios do Brasil, após ser tema da novela da Rede Globo "Morde & Assopra".